Como utilizar a validação MARC?

A Validação MARC auxilia o operador com a definição de indicadores, verificando se estão preenchidos de forma adequada, ou seja, com valores válidos, e informa a ausência de tags e subcampos indicados como obrigatórios na configuração dos templates MARC.

 

A validação irá ocorrer sempre que o operador executar o botão Validar MARC e ao clicar no botão Confirmar.

 

O botão Validar MARC é visualizado somente na ficha MARC Tags e está atrelado ao módulo MARC.

 

 

Como fazer?

 

1.Acesse o sistema.

 

2.Clique na guia desejada Obras, Periódicos ou Analíticas.

 

3.Selecione a ficha MARC Tags.

 

4.Clique em Incluir/Alterar:

 

244_Figura1_Botão Validar MARC

 

5.Preencha as informações necessárias.

 

6.Clique em Validar MARC ou Confirmar. O sistema apresenta a tela Resultado da validação do MARC com todas as inconsistências identificadas:

 

244_Figura2_ Resultado da validação do MARC

 

Na tela Resultado da validação do MARC são possíveis as seguintes ações pelo operador:

 

Fechar: fechar a tela e continuar com a operação anterior.

 

Salvar: salvar o Resultado da validação MARC, sugerindo como nome do arquivo o código do registro. Nas operações de inclusão o código será igual a 0 e, portanto, o arquivo sugerido será 0.txt.

 

Revisar: botão apresentado apenas quando a validação for executada após o clique no botão Confirmar das telas. Ao ser clicado, ele irá cancelar a ação de confirmação e irá permitir que o operador faça a revisão do MARC.

Nota: Caso o operador não deseje realizar a validação do MARC é possível desativar a validação através da configuração "Validar MARC na confirmação" na tela Resultado da validação do MARC.