A Validação MARC auxilia o operador com a definição de indicadores, verificando se estão preenchidos de forma adequada, ou seja, com valores válidos, e informa a ausência de tags e subcampos indicados como obrigatórios na configuração dos templates MARC.
A validação irá ocorrer sempre que o operador executar o botão Validar MARC e ao clicar no botão Confirmar.
O botão Validar MARC é visualizado somente na ficha MARC Tags e está atrelado ao módulo MARC.
Como fazer?
1.Acesse o sistema.
2.Clique na guia desejada Obras, Periódicos ou Analíticas.
3.Selecione a ficha MARC Tags.
4.Clique em Incluir/Alterar:
5.Preencha as informações necessárias.
6.Clique em Validar MARC ou Confirmar. O sistema apresenta a tela Resultado da validação do MARC com todas as inconsistências identificadas:
Na tela Resultado da validação do MARC são possíveis as seguintes ações pelo operador:
Fechar: fechar a tela e continuar com a operação anterior.
Salvar: salvar o Resultado da validação MARC, sugerindo como nome do arquivo o código do registro. Nas operações de inclusão o código será igual a 0 e, portanto, o arquivo sugerido será 0.txt.
Revisar: botão apresentado apenas quando a validação for executada após o clique no botão Confirmar das telas. Ao ser clicado, ele irá cancelar a ação de confirmação e irá permitir que o operador faça a revisão do MARC.
Nota: Caso o operador não deseje realizar a validação do MARC é possível desativar a validação através da configuração "Validar MARC na confirmação" na tela Resultado da validação do MARC.