Como utilizar as tabelas de Subdivisões na Tabela de Autoridades?

As subdivisões são utilizadas para formar os cabeçalhos de assuntos compostos, especificando os assuntos principais, de acordo com o tipo de detalhamento desejado.

 

A subdivisão geral |x são assuntos gerais que complementam um termo tópico principal. Exemplo: 650 |a História - |x Literatura.

 

A subdivisão de gênero e forma |v define o formato do assunto. Exemplo: 650 |a Literatura |v Dicionário.

 

A subdivisão cronológica |y vincula um ano, período ou data ao assunto. Exemplo: 650 |a Literatura |y Século 19.

 

A subdivisão geográfica |z delimita um local ao assunto. Este local pode ser um logradouro, país, estado, cidade, construção etc. Exemplo: 650 |a História |z Brasil.

 

As subdivisões são usadas na indexação pré-coordenada, criando o cabeçalho composto na tabela; e na pós-coordenada, formando o cabeçalho somente no registro bibliográfico.

 

 

Como fazer?

 

1. Acesse o sistema.

 

2. Clique em Manutenção de tabelas/Autoridades/Autorizadas/Subdivisão.

 

3. Preencha o campo Descrição e se desejar vincule Subdivisões.

 

512_Figura1_Subdivisão

 

4. Clique em Confirmar.