A indexação consiste na criação de cabeçalhos de assuntos, onde um assunto principal é estabelecido e a ele podem ser reunidos outros termos como subdivisões, formando uma expressão.
A indexação pode ser pré-coordenada ou pós-coordenada.
Pré-coordenada: os cabeçalhos são formados nas tabelas de autoridades, o operador cria na tabela Termo tópico, ou seja, assuntos, os cabeçalhos completos, com o termo principal e subdivisões.
Pós-coordenada: os cabeçalhos são formados no registro bibliográfico. O operador monta o cabeçalho diretamente no registro bibliográfico, sem necessidade de criar o cabeçalho composto no vocabulário controlado.
Como fazer?
1. Acesse o sistema.
2. Clique Acesso/Manutenção/Configuração do Sistema. O sistema exibe a tela Configuração do sistema com a guia Configuração Geral selecionada.
3. Selecione MARC/Configurações:
4. Marque a configuração desejada.
5. Clique em Confirmar.
Nota: Para trabalhar com indexação pós – coordenada marque a opção Permitir indexação pós – coordenada, caso deseje trabalhar com a opção pré – coordenada não é necessário realizar nenhuma configuração, o padrão do sistema é trabalhar com indexação pré – coordenada.
A escolha da forma de indexação depende de definição da instituição. Se a instituição deseja estabelecer os cabeçalhos de assunto compostos, ela deve utilizar a indexação pré-coordenada. Se deseja ter liberdade para combinar assuntos e subdivisões sem incluir um cabeçalho composto nas tabelas, então a forma adequada é a indexação pós-coordenada. Maiores informações podem ser obtidas na documentação Indexação - Quick reference, disponível no Portal SophiA.