As instituições externas são utilizadas em diversos pontos do sistema, sinalizando alguma forma de contato entre a biblioteca e demais instituições. A inclusão destes dados está presente no cadastro de Teses e Dissertações, na guia Tese/Dissertação, campo Instituição, para a realização de Empréstimos Entre Bibliotecas — EEB, e nas Permutas, no módulo Aquisições. Para realizar as operações mencionadas acima, o operador deve cadastrar as instituições externas.
Como fazer?
1. Clique em Ferramentas/Instituições externas.
2. Clique no botão Buscar para localizar uma instituição existente ou em Incluir para cadastrar uma nova.
3. O cadastro de Instituições externas possui três guias:
a.Dados: descrição principal da instituição externa.
b.Contato: dados de contato da instituição como endereço, telefone, e-mails etc.
c.Sanções: possibilidade de bloquear ou desbloquear uma instituição externa para ações de EEB ou permuta, data do bloqueio e motivo.
4. A guia Dados possui os seguintes campos:
a.Código: gerado automaticamente pelo sistema.
b.Última alteração: data da última edição do registro, preenchido automaticamente pelo sistema.
c.CNPJ: número de cadastro de pessoa jurídica
d.Origem: com opção de preenchimento Nacional ou Estrangeiro.
e.Sigla: sigla da instituição.
f.Nome: forma completa do nome da instituição.
g.Nome anterior: utilizado quando a instituição externa possuiu outra identificação.
h.Site: link para o site da instituição externa.
i.Obs.: observações.
5. Para realizar alterações em registros de instituições externas existentes basta localiza-las e proceder com as correções desejadas. Ao realizar as alterações os dados já estarão salvos, não sendo necessário confirmar.
6. Ao incluir uma nova instituição externa, após o cadastro clique em Confirmar.
Nota: Os dados das instituições externas não são armazenados em campos do MARC.
O cadastro de instituições externas deve ser realizado previamente, visto que não é possível inserir novos nomes no momento da inclusão de registros.