Como cadastrar um e-book?

Livro digital ou e-book, é mais uma opção de recurso bibliográfico utilizada por bibliotecas. Sua descrição possui algumas particularidades como não possuir exemplares. Os e-books podem ser arquivos armazenados em servidores da instituição, links ou seja, URLs que direcionam os usuários para leitura em plataforma de fornecedores, terceiras partes, com quem a biblioteca realizou o licenciamento do conteúdo.

 

 

Como fazer?

 

Para cadastrar um e-book é preciso seguir dois passos: Criar um tipo de material e-book e incluir os registros do e-book.

 

 

Como cadastrar um tipo de material e-book:

 

1. Acesse o sistema.

 

2. Clique em Manutenção/Manutenção de tabelas; pressione o botão Manutenção de tabelas ou pressione a tecla F4.

 

3. Clique em Auxiliares.

 

4. Clique na tabela Material.

 

5. Clique em Incluir para cadastrar um novo tipo de material.

 

6. Informe uma descrição do material E-book, Livro digital, Livro eletrônico, etc..

 

7. Indique o Nível Bibliográfico como Monografia.

 

8. Selecione o Modelo de referencia bibliográfica como Monografias.

 

9. Desmarque as opções:

a.Marcar novo exemplar como circula.

b.Incluir exemplares ao cadastrar títulos do material.

 

10.  Selecione as Notas utilizadas para este tipo de material.

 

11.  Se desejar criar um Template MARC.

 

12.  Clique em Confirmar.

Nota: A opção para criar Template somente estará disponível aos clientes que possuem o módulo MARC.

 

 

Como incluir um e-book:

 

1. Acesse o sistema.

 

2. Clique na guia Obras.

 

3. Defina a forma de entrada de dados: AACR2 ou MARC.

 

4. Clique em Incluir: Insert.

 

5. Selecione o Material.

 

6. No campo Características físicas selecione a opção Recurso eletrônico.

 

7. Realize a catalogação dos demais campos.

Nota: E-books nem sempre possuem Número de chamada.

 

8. Clique na guia Mídias.

 

9. Para incluir arquivos armazenados em servidores ou Sites da Web clique na guia Arquivos e sites.

 

10.  Clique em 446_sinal_mais_verde e indique o recurso que será incluido: Arquivo ou Site.

 

11.  Para incluir Arquivos:

a.Localize o local do servidor onde o arquivo está armazenado.

b.Informe um nome para o arquivo no campo

Nota: Este nome será visível no Terminal Web.

c.Informe se o arquivo será de acesso aberto, ou seja, padrão do sistema, ou de acesso restrito.

d.Para especificar o Acesso restrito clique no campo e selecione a opção Sim.

e.Se quiser incluir mais restrições, clique em Restrições de usuário e informe a restrição desejada:Bibliotecas, Cursos, Tipos de usuários.

f.Clique em Confirmar.

 

12.  Para incluir Sites:

a.Preencha o campo Título do site.

b.Informe a URL do site.

c.Clique na linha Referência para definir se o site aparecerá na referência bibliográfica. Ao optar por esta marcação, o sistema inclui na referência as expressões Disponível em: e Acesso realizado em:.

d.Clique em Repositório para incluir o site em repositório digital.

e.Clique em Confirmar.

 

13.  Para submeter arquivos em repositórios clique na guia Repositório digital.

a.Informe um nome do arquivo no campo Descrição.

b.Selecione o arquivo no campo Arquivo.

c.O Formato do arquivo será identificado de forma automática após a seleção do arquivo.

d.Informe o Repositório digital para o qual o arquivo será submetido.

e.Clique em Confirmar.

 

14.  Após preencher os dados da ficha de cadastro, clique em Confirmar para salvar o registro.

Nota: O sistema possui um Repositório digital. Para utilizar mais repositórios é necessário o uso do módulo Biblioteca digital.

 

 

LampadaO sistema possui importação inteligente para importação de pacotes de livros digitais licenciados. Consulte a documentação Gestão de conteúdo digital no Portal SophiA.